conto · LGBTQIA+ · literatura nacional · Nacional

(Conto) A Primeira Vez de Natan & Lino, por Henri B. Neto

Pouco depois das loucuras vividas pelo casal na véspera de Natal e antes das diversões carnavalescas inusitadas, Natan e Lino estão prestes a dar mais um passo em sua relação. Como dois adultos responsáveis, ambos procuram entender o lado do outro para que assim possam ter um relacionamento saudável e sem rótulos que os limitem, deixando-os assim viverem bem a dois.

“[…] eu não queria soar como um dos idiotas que a importunavam ou aqueles sem um pingo de empatia pela vivência alheia.
Minha própria bandeira já era apagada demais para que eu ressoasse este tipo de discurso, mesmo que de forma inconsciente.”

No entanto, o sempre compreensivo Lino não está tão certo do que pode agradar seu namorado, martelando em sua cabeça sobre que atitudes ele poderá ou não tomar neste novo passo da relação dos dois. O que acaba sendo bom como um todo dentro da relação, levando o rapaz a conhecer seu amado ainda mais a fundo do que ele esperava.

“Não que sexo não seja importante na vida de uma pessoa alosexual1, mas um namoro não deveria se resumir apenas a isto […]”

A primeira vez de Natan & Lino é um conto rápido e profundo no que se propõe a mostrar: como uma relação amorosa – e de amizade – se desenvolve de forma saudável e gratificante para todos os envolvidos quando um está disposto a falar e escutar o que o outro tem a dizer sobre si, sobre a relação, sobre o outro. Além de tudo, é quase impossível não se encantar pelas personagens desta série da dupla, esteja você em um relacionamento amoroso ou não, uma vez que o autor destaca pontos importantes sobre relacionar-se com pessoas e o respeito que devemos ter uns pelos outros.

No mais, fica aqui a dica de uma leitura rápida e apaixonante – e aproveita para conferir também Natan & Lino, a novela que deu origem às aventuras desses dois, e as outras histórias que virão depois: A folia de Natan & Lino, O confronto de Natan & Lino e A virada de Natan & Lino.

1 alosexual – pessoa que sente atração sexual. Quem não está dentro do espectro assexual. (observação minha; quis destacar o termo pois ele poderia ser desconhecido para alguns leitores, como foi meu caso no momento da leitura antes de fazer a pesquisa)

61p.
2020
Ouça a playlist no Spotify: https://open.spotify.com/playlist/2yJUEBWkuvz4nUHH1YGHMU?si=6e1fa990abdc412b
Garanta já seu exemplar digital na Amazon: https://amzn.to/3xmlhIl

Deixe um comentário